Registrados 20 casos de abuso sexual em 2012
Na edição do Jornal da Cidade desta quinta-feira (22), as conselheiras tutelares Márcia Lucinda Mafra Fagundes e Ana Claúdia Drosdosky apresentaram a média mensal do número de denúncias que chegam ao Conselho Tutelar de Brusque, sobre abusos sexuais contra crianças. Assim como em outras cidades, que têm registrado um aumento significativo de ocorrências desse tipo, Brusque não é diferente. Só neste ano foram feitas 20 denúncias e a maioria dos abusos foram confirmados após a realização de exames médicos nas vítimas.
Em alguns casos a violência é tamanha que chega a chocar as próprias conselheiras. Um deles foi atendido por Ana. Uma menina de 6 anos de idade foi violentada pelo padrasto e, devido à violência, a menina teve que ser submetida a uma cirurgia para a reconstituição do aparelho reprodutor.
Outro caso de extrema violência foi registrado contra uma menina de apenas 2 anos de idade, em que o violentador era o próprio pai biológico da criança. Conforme as conselheiras, os abusos ocorrem tanto com meninas, quanto com meninos. Um dado que tem chamado a atenção dos conselheiros é o aumento no número de adolescentes que tem praticado abuso sexual contra crianças com idade entre 3 e 5 anos. Ana Cláudia disse que recentemente atendeu um destes casos, onde um adolescente de 13 anos de idade havia abusado sexualmente de uma criança de apenas 2 anos.
Outra informação passada pelas conselheiras é que a maioria das denúncias chega pelas escolas e pelos hospitais. São poucos os casos de abuso denunciados pelos próprios familiares.
FOTO CRIANÇA MERAMENTE ILUSTRATIVA PARA TRABALHO DESIGNER


